Em 2008, um grupo de jovens amigos sentem a necessidade de, alguma forma, impactar a região onde moravam e conseguir transformar uma geração de crianças e adolescentes antes que a realidade local os atingissem. Mas, como fazer isso? É com essa pergunta que a Cires - Cidade Restaurada - nasce em fevereiro de 2009.
Pensando em restaurar a Fazenda da Juta (São Paulo, SP) por completo - por isso o nome da organização -, esse grupo de jovens procuram uma escola local para começar suas atividades. Com uma caixa de bombom e algumas brincadeiras de rua, a Cires inicia, ainda sem formato definido, o que viria ser seu projeto carro chefe: o Recrear.
No ano seguinte, a Cires se inscreve na Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância - desenvolvida para promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades intramunicipais nas capitais brasileiras. Todas as metas que foram estabelecidas à Cires foram cumpridas com excelência e dedicação e, em 2012, recebemos um selo do UNICEF por defender e garantir o direito da criança e do adolescente na nossa comunidade.
Ao longo do tempo, a Cires continuou realizando projeto Recrear em mais escolas e criou outros projetos para alcançar os adolescentes e crianças da Fazenda da Juta, em São Paulo. Um desses projetos é o Acampamento Cires, que leva esses adolescentes a uma chácara no interior de São Paulo para um momento de diversão e reflexão.
Apesar de todas as conquistas, ainda há muito a ser trabalhado. É hora de arregaçar as mangas e olhar adiante, pois sonhamos com uma geração de crianças e adolescentes que mudarão e impactarão a realidade local em que vivem.